
IV MOSTRA COMPETITIVA DE CINEMA & AUDIOVISUAL
Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida (NCine UVA)
JURADOS:
Antônio Molina

Trabalhou como diretor cinematográfico na empresa CINED, de 1971 a 1988, onde realizou mais de 40 documentários, atuando também como cinegrafista e diretor de produção em alguns deles. Nesse mesmo período, atuou como assessor cinematográfico de diversas produções, supervisionando o trabalho de 12 (doze) diretores de curta metragem.
De 1988 a 1997 trabalhou no Instituto Cubano de Rádio e Televisão como jornalista e diretor de programas de TV, onde realizou mais de 60 projetos, destacando-se: “Com Suas Próprias Mãos” - documentários semanais sobre tudo o que o homem faz com suas mãos; “Pontos de Vista” - informativo de grande audiência, por ser o único programa de opinião da TV Cubana, e “Ernesto” – seriado de oito (8) capítulos sobre Ernesto Che Guevara.
Júri também nos festivais de cinema de Gramado, Cinema Etnográfico, Nueva Mirada, Festival Internacional de Cinema de Ceará, Festival Internacional de Cinema de San Luis e no Festival de Cinema de Paraty entre outros.
Residente no Brasil desde 1997, é Membro Honorário e atualmente Vice-Presidente do CIDAN – Centro de Documentação e Desenvolvimento do Artista Negro; Coordenador do Projeto Social “Viajando na Telinha” – de formação em criação e realização audiovisual para jovens de Baixa Renda em Comunidades do Rio de Janeiro – Patrocinado a convite pela PETROBRAS.
Lucas Calmon

Roteirista e diretor, graduado em Comunicação Social pela UFRJ. Realizou os curtas-metragens de ficção EU & A LOIRA (revelação do 6 ̊ Festival Internacional de Cinema Fantástico), BOVARIUS FLAVUS (seleção do Festival do Rio 2013), além de diversos videoclipes.
Vencedor do NETLABTV 2014 com a série O AMOR NOS TEMPOS DO SMARTPHONE, também foi selecionado para o Sesc Lab Novas Histórias 2021 e finalista do GUIÕES - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa 2019 com o roteiro de longa-metragem PESCADORES DE NUVENS.
Trabalhou nas séries de ficção RENSGA HITS! (2ª e 3ª temporadas, em produção), 5X COMÉDIA (Amazon Prime Video), TERMINADORES (Band/TNT) e SEIS NA ILHA (TV Brasil) e nas séries documentais ZONA DE CONFLITO (History Channel) e ADRIANO, IMPERADOR (Paramount+). Também foi roteirista do podcast CRIME E CASTIGO (Rádio Novelo) e do game independente THE LIGHT OF THE DARKNESS (projeto selecionado pelo Nordic Games Discovery Contest 2021).
Julie Brasil

É Guatemalteca mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Doutora em Imagem e Cultura, mestra em Artes Visuais e bacharel em Pintura pela UFRJ. É pós-graduada em Marketing pela PUC e bacharel em Comunicação Social pela UFF. Além disso, é professora de análise da 2a e 3a dimensões em disciplinas nas artes visuais.
Como artista, gravita entre os temas trauma e política, consumo e ironia. Desenvolve as questões em meios que vão de objetos, desenhos e pinturas a vídeos e performances. Participou em exposições no Museu da República, Galeria do Lago, SESC, Caixa Cultural, Instituto Cervantes, Centro Cultural Brasil México, Festival de Vídeos de Kassel, Deutsches Märchen und Wesersagenmuseum Münster, Centro de Arte Hélio Oiticica, IBEU, Espaço Furnas Cultrual, Centro Cultural Justiça Federal entre outros.
Atuou por 21 anos na área de marketing em diversas multinacionais norte-americanas incluindo os cargos de Gerente na Coca-Cola, Coordenadora para a América Latina na Gillette e Diretora na Mattel e Kodak.
Joaquim Lima Goldenberg

Nasceu no Rio de Janeiro, fez ensino médio técnico em Comunicação Social no Instituto de Tecnologia ORT e logo depois se formou em Rádio e TV na UFRJ, com um período de intercâmbio na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Cursou direção de fotografia e colorimetria na Academia Internacional de Cinema. Além disso, foi selecionado para o Programa de Estudantes Cânon do Festival de Perpignan em 2020 e para Foundry Workshop of International Photojournalism da VII Academy em 2023.
Desde então, tem um trabalho focado em documentário e fotografia documental. Trabalhou em projetos documentais como fotógrafo e editor com para Canal OFF, Canal Futura, Revista Piauí, Bloomberg Foundation, Folha de São Paulo, FUNBIO, entre outros. Com destaque para o programa de TV "Parque do Italo", que conta a rotina do medalhista olímpico e campeão mundial de surfe, Italo Ferreira, indicado para o New York Film and TV Festival de 2022.
Outros projetos que participou como fotógrafo foram as séries, “Onde o Surfe Me Levou: Rocinha” (Canal OFF) e "O Novo Ensino Médio: É sobre isso" (Canal Futura) e o curta metragem “Pavilhão 21”, selecionado no edital “ELIPSE”, da Cesgranrio.
Como fotógrafo still, desenvolveu projetos sobre populações ribeirinhas do Rio São Francisco, com agrupamentos indígenas Parkararés na Bahia, com jovens surfistas da Rocinha, entre outros. Tendo o segundo ensaio citado entrado no livro promovido para jovens talentos da Canon: "Encourage". Também trabalhou com marcas como Rock in Rio, Ford, PRIO, Bridgestone e Redbull.
Álvaro Machado
.avif)
Professor do Curso Superior de Design de Moda e Design Gráfico da Universidade Estácio de Sá. Professor do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico da ECDD. Professor dos cursos de Design Gráfico e Animação na Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Unigranrio.
Foi membro do Laboratório de Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores (LAGERES). Principais áreas de interesse: Educação, Artes, Design e Tecnologia. Membro da Comissão Assessora de Tecnologia em Design Gráfico para o ciclo ENADE 2022-2024.
Victor Van Ralse

Atua no mercado cinematográfico desde a graduação. Na universidade, trabalhou em mais de 50 curtas-metragens.
Especializado em roteiro, direção e montagem, atua no mercado nessas áreas. Tem experiência com ensino em ONGs, cursos livres e escolas particulares nos segmentos Fundamental II e Ensino Médio.
Em 2012 iniciou na publicidade fazendo as campanhas de TV e internet para o Rock in Rio Brasil, onde inclusive, montou a vídeo-arte do telão, no show em homenagem a Cazuza. Também atuou nas edições de Madri, Lisboa e EUA. Foi editor da campanha Classical Behind the Classics, da Orquestra Sinfônica Brasileira, filme que ganhou o Leão de Prata em Cannes no ano de 2013.
Atualmente é professor universitário, especialista em Ensino da Arte com ênfase em artes visuais e também graduado pela Google como educador inovador.
Desde 2016 é produtor da Dark House Criações, desenvolvendo conteúdo audiovisual para cinema e internet.
Teve roteiro selecionado no Edital da Lei Aldir Blanc 2021, com o curta-metragem Faroeste Cabrunco.
Leonardo Luiz Ferreira

É crítico de cinema, cineasta e jornalista. Também é diretor do curta-metragem Paisagem Interior e do documentário NK + EP (um retrato dos cineastas franceses Nicolas Klotz e Elisabeth Perceval); codiretor de Chantal Akerman, de cá e da minissérie Cinema de Bordas (Canal Brasil). Curador das mostras O Cinema de Nicolas Klotz e O Cinema de Hal Hartley. Coorganizador do livro John Carpenter: O Medo é só o Começo (Ed. Bookmakers) e coordenador editorial do livro sobre o centenário do grupo Severiano Ribeiro, entre outros trabalhos. No momento escreve sobre cinema para o site Criticos e no Instagram/Letterboxd @leoluizcinema.

Diego Brotas
É professor, sound designer, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), doutorado sanduíche na Eberhart Karls Universität Tübingen (Alemanha/2015), foi pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação - LabCULT. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA), e foi pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (LAB404/UFBA). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em Cinema no PPGCine/UFF.

Elielson Júnior
Nascido em Macapá - AP, Elielson tem 29 anos, formado em Cinema e Audiovisual, e atualmente faz pós-graduação em Escrita Criativa de Multiplataformas. É amante da literatura, tendo publicado o seu primeiro livro em 2014, intitulado A Anfitriã. Atualmente trabalha como diretor, produtor e roteirista no Beco Teatral, exercendo um grande empenho para disseminar a cultura no estado do Amapá, e sendo também um dos fundadores do Beco Teatral.
Veronica Medina

Cineasta com formação em Cinema, Jornalismo Cultural, Documentary Studies e mestre em Media Studies pela The New School, em Nova York. Natural do Rio de Janeiro, morou nos Estados Unidos, França e Cingapura, e ao longo de quase duas décadas atuou em diversas áreas da indústria audiovisual, incluindo produção, edição e distribuição de filmes. É produtora associada do documentário Hermógenes: Professor e Poeta do Yoga (2015), o 7º documentário mais assistido nos cinemas do Brasil naquele ano.
Trabalhou com renomados grupos do setor como Cinereach e Film Movement, além de festivais e laboratórios de cinema, como o Sundance Film Festival, Woodstock Film Festival, Festival Paris Cinema, Northeast Filmmakers Lab e NeXt Doc.
Além do seu trabalho no cinema, Veronica também já produziu diversas campanhas de impacto social para ONGs nacionais e internacionais, como Ashoka Youth Venture, Barefoot Workshops, e Sitawi - Finanças do Bem. É fundadora e CEO da Schroon River Productions (baseada em NY) e integra a diretoria do Museum of Political Corruption & Center for Ethical Governance, nos EUA, para o qual também produz a mostra de cinema Disrupt Film Series.
Tatiana Henrique

Mãe, Ìyàwó de Oṣalá, atriz e organizadora da OBALUFÔNICA. Doutora em Artes pela UERJ. Pesquisa em oralidades africanas há 23 anos. Diretora em "A caminho da escola: ato de voar", "Palavra Poder Feminino", "Will Will conta Benjamim de Oliveira", "Sobre Trabalho ou Sobre Viver, “Não é sobre sapatos”, "Dulce Iya Mi", "Terra sem acalanto", e dos infantojuvenis "Coco Verde e Melancia", "Borboletas", "Nuang, caminhos da liberdade"; Colaboração dramatúrgica: "Travessias Nordeste-Baixada"; Supervisão Cênica: "Benjamim, te sigo daqui", "Morena?", “Melro”; Performagente nas experiências rituais-audiovisuais: "Òrò"; "do que Stella me disse"; "Blues em Preto e Branco", e as presenciais "A cura ou Améfrica", "Vera Crucis", "sobre todos os dias". Co-autora do livro Propostas pedagógicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Outras Letras), e "Escritos em Arte, Escritos de Artista" (UERJ). Professora na Faculdade Cesgranrio e na Escola SESC de Artes Dramáticas.
Briele Fernanda

Briele Fernanda é formada em Cinema e Audiovisual pela Uva, com duas pós-graduações em linguagem e cinema audiovisual pela cândido Mendes e Roteiro de cinema, TV e web pela FACHA. Atualmente trabalha na globo em paralelo aos seus projetos pessoais Sala de roteiro 42 e Banana Radioativa.
Clara de Arruda

Clara de Arruda é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Veiga de Almeida. Atualmente, trabalha como produtora na Mareia Filmes e assiste à série de filmes DISRUPT para o Museum of Political Corruption. Além disso, é co-criadora da Sala de Roteiro 42, uma iniciativa que fundou em parceria com Briele Fernanda. A Sala de Roteiro 42 visa promover o estudo e a prática do roteiro ficcional, com foco no desenvolvimento de histórias inovadoras, de alta qualidade e repletas de diversidade.
Fernanda Teixeira

Nasceu no Rio de Janeiro em 1985. Formada em Cinema pela UNESA em 2005. Pós-graduada em Direção de Arte pra Cinema e TV na mesma instituição. Como diretora e roteirista realizou cinco curtas-metragens: “Transtorno”(2006), “A Espera” (2007), “Rendez-vous”(2009), “Uma, Duas Semanas” (2012), “Em Cartaz”(2013), exibidos nos mais diversos festivais no Brasil e no exterior. Em 2018, estreou na direção de longas-metragens com “O que Resta” que recebeu os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Fotografia no 12º Festival de Triunfo.
Atua no mercado audiovisual como diretora de arte e foi responsável pelos longas: “O Último Animal” (2022) de Leonel Vieira, “Ciclo“ (2022), de Ian SBF, “Peçanha contra o Animal” de Vini Videla, Ana e Vitória” (2018) de Matheus Souza, “O Último Virgem” (2016) de Rilson Baco e Felipe Bretas, “Dores de Amores” (2013) de Raphael Vieira e “Riscado” (2010) de Gustavo Pizzi, além de inúmeros curtas-metragens. Foi responsável ainda pela direção de arte de um grande número de campanhas publicitárias para marcas como Tim, Uber, Casa e Video, Amil, Taco, Suzuki, Leader, Fox Sports, entre outras; além de vídeo clipes para diversos artistas como Iza, Thiaguinho e Ludmilla.