
IV MOSTRA COMPETITIVA DE CINEMA & AUDIOVISUAL
Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida (NCine UVA)
Documentário:
O outro Eu
Documentário sobre depressão.
Ondas de Igualdade
Ondas de Igualdade é um mini documentário que procura dar voz às mulheres que fazem o surf feminino crescer no Brasil. Coletamos análises das próprias mulheres inseridas no meio do surf sobre o lugar que elas ocupam nesse esporte, adversidades enfrentadas pela desigualdade de gênero e o futuro promissor das jovens da modalidade.
Serena Tempestade
O documentário "Serena Tempestade" explora a realidade crua e muitas vezes invisível da Síndrome do Pânico. Através de depoimentos íntimos de pessoas que enfrentam crises diárias e de especialistas que desvendam o transtorno, o filme transporta o espectador para uma experiência intensa e imersiva. Imagens claustrofóbicas e sons inquietantes evocam a sensação de sufocamento e desespero típicos das crises, oferecendo uma visão autêntica da luta silenciosa de quem convive com o pânico. Ao dar voz a essas histórias e trazer esclarecimento sobre a condição, "Serena Tempestade" busca desmistificar o problema, promovendo compreensão e empatia e reforçando que, mesmo em meio à tempestade, há possibilidades de resiliência e superação.
Lendas do Cinema Brasileiro - Ariano Suassuna e o Auto da Compadecida
O Lendas do Cinema Brasileiro retrata as versões cinematográficas da obra "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna.
Audiovisual independente no Brasil
Talvez você precise ver esse vídeo. Audiovisual Independente não é fácil, mas se você tem paixão, já tem meio caminho andado
Fla Manguaça: Os Bonés Amarelos
Formada a partir da junção de duas paixões nacionais, o Flamengo e a cerveja, a Fla Manguaça é uma das torcidas organizadas que acompanha os passos do Rubro-Negro Carioca onde quer que ele vá. Fundado em 1995, o grupo de torcedores conseguiu um espaço próprio no setor Norte do Maracanã, entre os mais fanáticos pelo time de maior torcida do Brasil. Agora, a Fla Manguaça abre as portas de sua sede para mostrar o que a torna diferente de outras organizadas, enquanto seus integrantes compartilham relatos e vivências que só poderiam ser proporcionados pelo sentimento intenso de ser flamenguista.
Ambulantes: Vidas em Movimento
Vidas em Movimento é um documentário que acompanha a vida de vendedores ambulantes nas praias cariocas. Através das histórias de personagens como Paulo, Euzir, Jeremias e Sofhia, o filme explora o cotidiano de pessoas que transformam a adversidade em oportunidades, utilizando a criatividade e a resiliência como ferramentas para garantir a sobrevivência e buscar um futuro melhor.
Vozes Censuradas - Jornalistas na Ditadura
O documentário sobre a imprensa durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) tem um papel fundamental para a compreensão de um período da nossa história recente, especialmente no que diz respeito ao papel da mídia como um dos principais instrumentos de controle, censura e resistência. Esse projeto visa, acima de tudo, resgatar a memória de como os jornalistas e veículos de comunicação foram profundamente afetados e, muitas vezes, manipulados pelo regime autoritário, ao mesmo tempo, em que destaca aqueles que lutaram para manter a liberdade de expressão e o direito à informação, mesmo sob fortes repressões.
Basquete Fazendo o Bem
O documentário mostra o clube de basquete Sodiê Mesquita, da baixada Fluminense, e seu projeto social chamado OBEM, que ajuda dando oportunidade para jovens através do basquete.
UNDERAP RJ
No cenário underground do rap no Rio de Janeiro, o documentário explora batalhas de rima e eventos como o FEBARJ e a Batalha do Coliseu. Com depoimentos de artistas e organizadores, o filme revela os desafios, motivações e a resistência cultural desse movimento. Um mergulho no contraste entre o rap mainstream e a autenticidade das ruas.
Reflexo Preto: A Representatividade Nos Palcos
Esse documentário mergulha na rica história do cinema negro, destacando como a presença de pessoas negras nas mídias não apenas rompe estereótipos, mas também transforma vidas. Por meio de relatos emocionantes, o filme evidencia como as narrativas negras no audiovisual inspiram gerações e fortalecem identidades.
Jovens Pais - Anos 90
Nos anos 90, a gravidez na adolescência era um desafio que deixava sonhos da juventude para o futuro e afetava profundamente a vida de jovens casais da época. Neste documentário, histórias reais revelam o impacto emocional, social e financeiro que a chegada de um filho trouxe a esses jovens, em uma jornada de sacrifício e resiliência em meio aos sonhos adiados de uma geração.
STAND UP à Moda Delas
O documentário “Stand-Up à moda delas” visa mostrar como as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço em um área amplamente dominada por homens. Com humoristas que vivenciam os desafios de conquistar o protagonismo em cena e vencendo os preconceitos pelo caminho.
Trabalho Invisível
O documentário Trabalho Invisível fala sobre as dificuldades vividas pelas empregadas domésticas e como suas rotinas afetam sua vida pessoal e como isso implica no seu desempenho profissional. Além disso, elas abordam seu dia a dia e mostram como o setor é completamente esquecido e deixado de lado com a desvalorização desse trabalho, o tornando invisível para o mercado e colocando as mulheres, principalmente, em uma situação ainda mais difícil e precisando de ainda mais força para lidar com isso.
Sabores da Praça
O "Sabores da Praça" aborda a comida de rua como nunca antes visto. O documentário mostra a intimidade das vendedoras de comidas e todos os seus relatos da rotina em um lugar que é o coração da Tijuca: a praça Saens Peña. O documentário mostra a pluralidade e diversidade de comidas presentes em um mesmo espaço e como é possível atribuir diferentes refeições ou lanches aos momentos do dia, como café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo uma viagem mais cultural, com comidas típicas como o acarajé, além de mostrar o que os vendedores e clientes acham desse trabalho e suas ambições futuras.
Disco
O documentário investiga a conexão pessoal e emocional que muitos têm com o vinil, evidenciando como ele se tornou um símbolo de autenticidade e nostalgia na era digital.
Instituto Ademafia: Transformando Vidas Através do Skate e da Cultura no Santo Amaro
O Instituto Ademafia é a formalização do braço social que o coletivo Ademafia desenvolve como pilar de sua existência, assim como o skate, a música, a arte e a moda. O projeto social que “nasceu” há 2 anos e meio, e atua dando aulas de skate, fomentando a cultura para crianças e adolescentes moradores da comunidade do Morro do Santo Amaro, na cidade do Rio de Janeiro.
Queens: Ontem, Hoje e Sempre
"Queens: Ontem, Hoje e Sempre" narra a história do universo das Drag Queens sob a perspectiva de três artistas do gênero. Demona, Naomih Leon e Eula Rochard compartilham suas experiências dentro e fora dos palcos das noites cariocas. Com um vasto acervo, o documentário ilumina temas atuais e pertinentes, debatendo relações familiares, polêmicas e a constante luta por aceitação, inclusão e representatividade.
Acesso Negado
O documentário "Acesso Negado" aborda visões dicotômicas sobre o uso de pirataria por parte de torcedores de futebol para acompanharem seus times. A narrativa passa por dilemas éticos e o quanto a paixão pode interferir na ação de uma pessoa. Além da parte técnica, o documentário traz a luz a realidade de muitos brasileiros e o uso crescente de meios ilícitos para consumo do futebol.
Chiquinho Brandão: Um Sopro Vital
O documentário “Chiquinho Brandão: Um Sopro Vital” explora a vida breve, porém profundamente marcante, de um dos mais brilhantes artistas brasileiros. Da sua atuação memorável no teatro e no cinema à sua presença carismática na televisão, o filme homenageia a versatilidade de Chiquinho, destacando sua paixão pela arte e seu impacto humano. A produção reúne depoimentos emocionantes de amigos famosos como Paulo Betti, Maitê Proença, Elisa Lucinda, Marcos Breda e Pedro Vasconcellos, além de relatos de Diogo Brandão, que compartilha as lembranças de um pai inspirador. Uma celebração tocante de um talento eterno, cuja ausência é sentida, mas o legado permanece vivo.